Jacob Benjamin Gyllenhaal, é um ator estadunidense. Filho do diretor e poeta Stephen Gyllenhaal e da roteirista Naomi Foner, Gyllenhaal iniciou a carreira de ator aos dez anos de idade.
 

Ele apareceu em diversos papéis desde seu primeiro papel principal em 1999 de October Sky, seguido pelo filme indie culto, Donnie Darko, de 2001, que dava vida a um adolescente com problemas psicológicos e que contracenava com sua irmã da vida real, Maggie Gyllenhaal. O filme The Day After Tomorrow, de 2004, ele retratou um estudante preso em um evento cataclísmico do aquecimento e esfriamento global, ao lado de Dennis Quaid como seu pai. O ano de 2005 foi seguramente o ano de sua consagração como ator diante do grande público, graças a sua interpretação de um marinheiro frustrado em Jarhead e sobre tudo como personagem do vaqueiro Jack Twist em Brokeback Mountain, de Ang Lee, lhe rendeu elogios da crítica e o prêmio BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.






Gyllenhaal se tornou um ativista, promovendo diversas causas políticas e sociais. Nos últimos anos tem aparecido na campanha de publicidade Rock the Vote, tem prestado publicamente seu apoio ao Partido Democrata dos Estados Unidos nas eleições de 2004 e tem promovido diferentes causas ambientais e em favor da União Americana pelas Liberdades Civis. Também participou há algum tempo do programa Man vs. Wild junto com Bear Grylls e confessou que seu maior medo é o de altura.



Com Anne Hathaway em Amor e Outras Drogas 

em Donnie Darko

"Gyllenhaal alça o truque difícil de parecer tanto uma pessoa suavemente normal como uma profundamente perturbada, frequentemente dentro de uma mesma cena".



           Em Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo

Gyllenhaal fez o papel principal na adaptação cinematográfica do jogo Prince of Persia: The Sands of Time, produzido por Jerry Bruckheimer e lançado pela Disney em 28 de maio de 2010.




Fonte: Wikipédia e imagens da internet

Um Comentário

  1. E que colírio!!!
    Babei!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjks
    www.sociedadedoesmalte.com.br

    ResponderExcluir